Próximos Encontros Científicos
,
,
,
,
,
Próximos Cursos Intensivos
Consumo Alimentar no Porto
Consumo Alimentar no Porto
Observatório Nacional das Doenças Reumáticas
ONDOR - Observatório Nacional das Doenças Reumáticas
EYE - European Young Epidemiologists
EYE - European Young Epidemiologists
ISPUP
ISPUP
ASPHER
ASPHER
Eurhobop
Eurhobop

Coortes
Geração XXI


A Geração 21 consiste num estudo de coorte que integra 8647 crianças, recrutadas entre abril de 2005 e agosto de 2006, nos Serviços de Obstetrícia dos cinco hospitais públicos com maternidade da área metropolitana do Porto (Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, Hospital Pedro Hispano, Hospital Geral de Santo António, Hospital de S. João e Maternidade Júlio Dinis).

Esta investigação foi inicialmente apoiada pelo programa Saúde XXI, tendo depois recebido financiamento da Administração Regional de Saúde do Norte, pelos hospitais do Grande Porto, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

É a coorte de nascimento portuguesa, constituída com o objetivo de identificar características da gravidez e da infância que influenciem o desenvolvimento e o estado de saúde nas fases subsequentes da vida. O acompanhamento desta coorte permitir-nos-á estudar a evolução de vários parâmetros de saúde (sociais, comportamentais, organizacionais, biológicos), no sentido de explorar novas hipóteses que nos permitam compreender a influência do período pré-natal e dos primeiros anos de vida no desenvolvimento e na saúde durante a adolescência e a idade adulta.

 As avaliações já realizadas aos participantes da Geração 21 resultaram na obtenção de um conjunto larguíssimo de informações com valor científico incalculável, que tem permitido a obtenção de novos conhecimentos, úteis para retratar a realidade da saúde em Portugal e planear decisões em saúde, naturalmente para lá de responder às questões científicas fundamentais que justificam o projeto.

Atualmente está a decorrer uma nova monitorização do estado de saúde de toda a coorte. A avaliação de cada participante compreende colheita de sangue, exame físico detalhado e aplicação de múltiplos questionários sobre os estilos de vida, história clínica, desenvolvimento e condições de vida das crianças e dos seus pais. A equipa G21 está desde abril de 2012, diariamente, no Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em contacto com todas estas famílias.

Para conhecer melhor a Geração 21 visite o nosso site em: www.geracao21.com

Utilizador

Password